A Força de uma Apetebi
Os tambores bateram seu ritmo monotonamente monocromático anunciando outra cerimônia Das Apetebis (Culto a Iyami Oxoronga "Mãe Ancestral"). Os espectadores, curiosos e devotos, se reúnem à medida que as Apetebis começam sua dança ritual. Vestidas com indumentária específica, penas e contas, eles passam por vários giros, chamando os antepassados e trabalhando em um estado onde eles podem comungar com o espírito da sua Mãe Ancestral.
As Oferendas são preparadas. Muito importante na cerimônia “ola
ikoko” (recipiente de honra), aspersão de água misturada com sangue de frango e suas vísceras dentro de uma cabaça e
invocando as bênçãos dos antepassados. A Iyalode ( Apetebi mas velha do grupo) e
a a mais nova iniciada levará essa
oferenda a Mãe Ancestral para reverenciar os antepassados femininos relevante
aquele Egbe (comunidade).
A casa da família ancestral é dedicada aos antepassados. Na
parte de trás do egbe é uma pequena área onde as oferendas são depositadas.
Este é um lugar especial para comungar com os antepassados.
A mais velha das Apetebis se apodera do Oráculo que esta
disponível naquele ambiente. Então ela senta no chão e joga um punhado de
ossos, pedras e moedas. Depois de estudar o modo como os ossos caíram, ela
conta a história doa s antepassados traduzidas para os dias daquela oferenda. São
preparadas porções de boa sorte e entregues em ritual a cada uma dela e alguns
convidados que julgarem merecedores de tamanha oferenda. O Oráculo continua
sendo Assistido e muitas perguntas podem continuar a ser feitas por todos os
presentes.
A adoração dos antepassados é a religião quase universal da África. Embora no Brasil não se tenha conquistado o espaço necessário para essas cerimônias em casas de Orixá. (Pouco se vê Apetebis em cerimônia propícia ao feminino).
A adoração dos antepassados é a religião quase universal da África. Embora no Brasil não se tenha conquistado o espaço necessário para essas cerimônias em casas de Orixá. (Pouco se vê Apetebis em cerimônia propícia ao feminino).
Em permanecer intransigentemente contra a adoração a Iyami
Oxoronga, muitas casas de Orixá são consideradas perigosas. Muitos de nós já escutamos
essas histórias que tentam denegrir a verdadeira imagem de nossas Mães Ancestrais.
Hoje o mais comum tem sido que as pessoas religiosas se
comportem mais pro social do que menos (ou não) religiosas no tocante a orixa. Eu
penso que a ativação de conceitos religiosos através de sugestões implícitas e
explícitas (por exemplo, "Deus", "salvação", entre muitos
outros) aumenta a pro socialidade em pessoas religiosas. No entanto, os fatores
subjacentes a essa conclusão são menos claros. Penso em hipóteses que explicam
o vínculo entre religião e pro socialidade, e também como os achados recentes
na literatura empírica convergem para sugerir que as recompensas divinas (por
exemplo, o céu) e as punições (por exemplo, o inferno) Prometido por várias
tradições religiosas pode desempenhar um papel significativo. Além disso, existe
ainda inconsistências na literatura de religiosidade-pro socialidade, bem como
estudos psicológicos existentes e futuros que poderiam melhorar nossa
compreensão de como os conceitos de recompensas e punições divinas podem
influenciar a Nossa crença religiosa
misturada a pro socialidade. Nossas Mães Ancestrais não São demônios.
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